Arqueólogos israelitas terminam um projecto de escavação de 15 anos na "Cidadela da Fonte", datando da época do rei David e Salomão.
Este projecto arqueológico de escavações durou 15 anos e é considerado"um dos mais complexos alguma vez realizados em Israel".
Uma enorme fortaleza cananita dos dias do rei David foi completamente escavada e descoberta por dezenas de arqueólogos liderados pelo professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa, e por Eli Shukrun, da Autoridade para as Antiguidades de Israel.
"A Cidadela da Fonte foi construída para salvar e proteger aágua da cidade dos inimigos que vinham para a conquistar, bem como paraproteger as pessoasque desciam à fonte para buscar água e levá-la para a cidade"- afirmou um responsável pelo sítio arqueológico.
Acredita-se que a cidadela protegia a nascente de água de Giom, descrita no Livro dos Reis como o local onde Salomão foi ungido como rei de Israel - 1 Reis 1:38-40.
A Cidadela da Fonte é a maior fortaleza cananita até agora descoberta em Israel, e acredita-se ser também a maior fortaleza anterior ao rei Herodes.
Este sítio arqueológico está agora reaberto ao público e oferecerá um maior acesso a todos aqueles que querem explorar um pouco da História bíblica.