'/> CETADEB Londrina - Califórnia. Teologia ao alcance de todos. Básico, Médio e Avançado.: QUEM NÃO TEM OLHOS PARA VER, TEM QUE TÊ-LOS PARA CHORAR” - Assunto não muito Novo.

12 março 2014

QUEM NÃO TEM OLHOS PARA VER, TEM QUE TÊ-LOS PARA CHORAR” - Assunto não muito Novo.

Não é coisa muito nova não, mas ainda serve para o consumidor refletir.
QUEM NÃO TEM OLHOS PARA VER, TEM QUE TÊ-LOS PARA CHORAR”
Nariz Romano” – Chefe Sioux - 1875 

*Prezados Colegas*


 
Outro dia, entrei num supermercado para comprar orégano e adquiri uma embalagem (saquinho) do produto, contendo 3 g, ao preço de R$ 1,99. 

Normalmente esse tipo de produto é vendido nos supermercados em embalagens que variam de 3 g a 10 g. Cheguei em casa e resolvi fazer os cálculos e constatei que estava pagando R$ 663,33 pelo kg do produto

Será que uma especiaria vale tudo isso ? Agora, com mais este exemplo abaixo de produtos vendidos em pequenas porções, fico com a sensação que as indústrias se utilizam "espertamente" desse procedimento para desorientar o consumidor, que perde totalmente a percepção real do valor que está pagando pelos produtos. 


Acho que todos os fabricantes e comerciantes deveriam ser obrigados por lei (mais uma?) a estamparem em locais visíveis, os valores em kg, em metro, em litro e etc. de todas e quaisquer mercadorias com embalagens inferiores aos seus padrões de referências. Entendo que todo consumidor tem o sagrado direito de ter a percepção correta e transparente do valor cobrado pelos fabricantes e comerciantes em seus produtos. 


VEJAM O ABSURDO: Você sabe o que custa quase R$ 13.575,00 o litro? 


Resposta: TINTA DE IMPRESSORA! VOCÊ JÁ TINHA FEITO O CÁLCULO? 

Veja o que estão fazendo conosco. Já nos acostumamos aos roubos e furtos, e ninguém reclama mais. Há algum tempo, as impressoras eram caras e barulhentas. 

Com as impressoras a jatos de tinta, as impressoras matriciais domésticas foram descartadas, pois todos foram seduzidos pela qualidade, velocidade e facilidade das novas impressoras. Aí, veio a "Grande Sacada" dos fabricantes: oferecer impressoras cada vez mais e mais baratas, e cartuchos cada vez mais e mais caros. 


Nos casos dos modelos mais baratos, o conjunto de cartuchos pode custar mais do que a própria impressora.. Olhe só o cúmulo: pode acontecer de compensar mais trocar a impressora do que fazer a reposição de cartuchos. 


VEJA ESTE EXEMPLO: Uma HP DJ3845 é vendida, nas principais lojas, por aproximadamente R$170,00. A reposição dos dois cartuchos (10 ml o preto e 8 ml o colorido), fica em torno de R$ 130,00. Daí, você vende a sua impressora seminova, sem os cartuchos, por uns R$ 90,00 (para vender rápido). Junta mais R$ 80,00, e compra uma nova impressora e com cartuchos originais de fábrica. 


Os fabricantes fingem que nem é com eles; dizem que é caro por ser "tecnologia de ponta". Para piorar, de uns tempos para cá passaram a DIMINUIR a quantidade de tinta (mantendo o preço).


Um cartucho HP, com míseros 10 ml de tinta, custa R$ 55,99.. Isso dá R$ 5,59 por mililitro. Só para comparação, a Espumante Veuve Clicquot City Travelle custa, por mililitro, R$ 1,29. Só acrescentando: as impressoras HP 1410, HP J3680 e HP3920, que usam os cartuchos HP 21 e 22, estão vindo somente com 5 ml de tinta! A Lexmark vende um cartucho para a linha de impressoras X, o cartucho 26, com 5,5 ml de tinta colorida, por R$75,00.Fazendo as contas: 


R$ 75,00 / 5.5ml = R$ 13,63 o ml. > R$ 13,63 x 1000ml = R$ 13.636,00
Vejam bem:
 R$ 13.636,00 , por um litro de tinta colorida (ABSURDOOOOO!!!!). 


Com este valor, podemos comprar, aproximadamente: - 300 gr de OURO; - 3 TVs de Plasma de 42'; - 1 UNO Mille 2003; - 45 impressoras que utilizam este cartucho; - 4 notebooks; - 8 Micros Intel com 256 MB. Ou seja, um assalto! Está indignado? Então, repasse este e-mail adiante, pois os fabricantes alegam que o povo não reclama de nada.



Atenciosamente,
Augusto de Souza Pinto Júnior
RTV - Regional HF Campinas

Phone: (15)3527-3557, Mobile: (15)9783-7277, E-Mail: augusto.pinto@basf.com
Postal Address: BASF S.A., Av. Brigadeiro Faria Lima, 3600, 04538-132 São Paulo, SP, Brasil

BASF - The Chemical Company